Menu

Informativo (4)

Projetos Customizados de Arquitetura Fitness

Por Denise Barbuy
CREA.: 106.406-D
ABD.: 3784

Desenvolver um projeto para implantação de academia, seja de uso residencial ou comercial, requer cuidados e profissionais capacitados.

Hoje é muito difundido por profissionais de diversas áreas, os benefícios das atividades físicas à saúde e ao bem estar. Desta forma, vários pontos devem ser considerados.

O que leva uma pessoa a praticar atividade física?
A motivação! Seja da forma que vier, orientação médica, Auto estima, emagrecimento, entre tantas outras.

Ora, se motivação é a palavra-chave, o projeto e o dimensionamento deste ambiente requer planejamento e cuidados, para que o usuário sinta prazer em estar ali muto cedo, ao acordar, ou a noite, após um longo e exaustivo dia de trabalho.

O espaço adequado para esse fim, deve primeiramente receber luz natural suficiente para que, durante o dia, não seja necessário o uso de iluminação artificial.

Os materiais de revestimentos de piso, devem ser resistentes e visualmente agradáveis, o uso de espelhos é essencial.

Nas paredes, podemos usar variados revestimentos.

A iluminação artificial, exige um projeto luminotécnico cuidadosamente planejado, sempre levando em consideração o uso diurno e noturno do espaço, além do tipo de atividade física a ser feita.

Os equipamentos devem ser dispostos de forma a facilitar a circulação do usuário no espaço.

Todos esses aspectos harmoniosamente reunidos, necessariamente deverão conferir “conforto ambiental”, desta forma, a arquitetura compõe um importante fator motivacional e é capaz de atrair as pessoas a utilizarem o ambiente!

Read more...

Suas medidas corporais influenciam a intensidade do treino

SUAS MEDIDAS CORPORAIS INCLUENCIAM A INTENSIDADE DO TREINO, EFICIÊNCIA DOS EXERCÍCIOS E RISCOS DE LESÕES NA MUSCULAÇÃO

Por Professor Maurício de Arruda Campos  - CREF: 2597-G/SP

Presidente da IFBB Brasil e IFBB Academy Brasil

Diretor da Comissão de Educação e Pesquisa da Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness

Palestrante internacional em mais de 45 países

Autor de 7 livros na área de Cinesiologia e Biomecânica aplicados à Musculação

O Padrão Antropométrico de uma pessoa (comprimentos, larguras, diâmetros e perímetros, entre outra medidas dos tecidos do corpo humano) podem proporcionar uma vantagem ou desvantagem mecânica na performance de TODOS os exercícios realizados na Musculação. Ou seja, o tamanho de cada segmento do corpo pode influenciar positiva ou negativamente a intensidade do exercício, a eficiência do movimento e os riscos de lesão.

Duas pessoas com a mesma altura, por exemplo, podem ter diferentes tamanhos de membros superiores, membros inferiores e tronco. Uma pessoa pode ter o tronco pequeno e os membros inferiores longos, outra pode ter o tronco longo e os membros inferiores curtos, uma terceira pessoa pode ter o tronco e membros inferiores proporcionais e, no entanto, todas estas pessoas podem possuir a mesma altura quando estão em pé. Ainda pode haver dois indivíduos com o comprimento total do membro inferior igual, mas um tem a tibia longa e o femur curto e o outro tem o femur longo e a tibia curta.

Read more...